biomedicina


HISTÓRIA DA BIOMEDICINA NO BRASIL

O projeto para a criação do curso de graduação em Biomedicina teve início em 1950 durante a segunda reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realizado em Curitiba, com a participação de representantes da Escola Paulista de Medicina, da Universidade de São Paulo, do Instituto Butantan e do Instituto Biológico. O principal objetivo do curso era formar docentes especializados para lecionar em disciplinas básicas nas escolas de Medicina e Odontologia, bem como de pesquisadores científicos nas áreas de Ciências Básicas, e com conhecimentos suficientes para auxiliar pesquisas nas áreas de Ciências Aplicadas.
A partir daí começa a árdua luta que a Biomedicina travou para regulamentar a profissão e dessa forma permitir que os egressos pudessem ser inseridos no mercado de trabalho não só na docência como também em análises clínicas, na época exercida somente por médicos e bioquímicos-farmacêuticos. O caminho para a construção da Biomedicina foi árduo, mas vitorioso e valoroso, como recordam os pioneiros da profissão. A vitória teve início com a Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, que regulamentou, em conjunto, as profissões de Biólogo e Biomédico, seguida da Lei nº 6.686, de 11 de setembro de 1979, que dispunha sobre o exercício das análises clínico-laboratoriais pelo Biomédico.
Atualmente, a Biomedicina já está consagrada como profissão com mais de 40 anos a serviços da comunidade com seus profissionais ocupando cargos e funções relevantes na área da saúde do país.
 

  O CURSO

O curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís (FMT), autorizado pela Portaria DOU nº 372, de 30 de Agosto de 2011, oferecerá ao aluno um perfil profissional de acordo com as Diretrizes Nacionais de Educação do curso.
O Biomédico deverá ter um perfil generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à  saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Durante o curso o aluno é preparado para ser um profissional biomédico dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, atenção à saúde, à gestão administrativa, à tomada de decisões e à educação permanente


MERCADO DE TRABALHO


A Biomedicina é uma carreira promissora e com mercado de trabalho bastante diversificado, tem atualmente mais de 30 áreas* de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, está em crescimento constante, sendo que as duas principais envolvem a docência/pesquisa e os laboratórios de Análises Clínicas. Outras áreas de atuação são:
- Banco de sangue, onde o biomédico realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão;
- Análises ambientais, onde ele faz as análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente;
- Indústrias, para trabalhar com soros, vacinas e reagentes;
- Imagenologia, onde o profissional atua na área de raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética;
 - DNA, na qual realiza exames laboratoriais, assumindo responsabilidade técnica.
- Analise bromatológicas, na qual realiza análises de alimentos, análises físico-químicas e ser proprietário da empresa;
- Outras mais novas como estética e análise veterinária.
O mercado de trabalho para o Biomédico abrange os setores público e privado, contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade, e para o magistério superior, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais da área de saúde.


* Conforme Resoluções nos 78 e 83, de 29/4/02, nº 135, de 3/4/07, nº 140, de 4/4/07 e nº 145, de 30/8/07, do CFBM, e está referendada como profissão da área da saúde de acordo com a Resolução 287 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. E integra a CBO do Ministério do Trabalho, grupo 2212-05.



Fonte: Conselho Federal de Biomedicina, Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina.

DURAÇÃO DO CURSO 
4 anos - 3.500 horas

TURNO
noturno

COORDENAÇÃO
Profª Msc. Ana Paula Adry de Oliveira
Costa

 

2005-2011 © Todos direitos reservados à Faculdade Madre Thaís - FMT.
Av. Itabuna,  1491, Gabriela Center. Ilhéus - Bahia
Fone: +55 (73) 3222-2330

  Site Map